Por Caroline Carvalho

Você com certeza já viu que estamos no Outubro Rosa. Com ou sem pandemia, este mês é o período em que o mundo se volta para falar de um assunto muito sério: o câncer de mama. 

É o tipo de tumor mais comum entre as mulheres do mundo todo, e infelizmente, também do Brasil. Estima-se que, somente no Estado do Rio de Janeiro, de cada 100 mil mulheres, 68 tenham câncer de mama. 

Se não diagnosticado e tratado precocemente, pode levar à morte. Em estágio inicial e com diagnóstico adequado, as chances de cura chegam a 90%.

O câncer de mama não dói, não dá indícios, chega de mansinho. Confira alguns sinais, que você pode e deve ficar atenta:

  • Nódulo na mama
  • Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja
  • Irregularidades ou retrações na pele da mama
  • Dor ou inversão do mamilo
  • Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama
  • Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida
  • Nódulo nas axilas

Mas, a Foca está falando de outubro rosa, câncer de mama? Sim, somos empreendedoras, mães, trabalhadoras, donas de casa, esposas, namoradas, solteiras, mas, sobretudo, mulheres.

E falar de um assunto tão delicado, deveria ser pauta para qualquer um. Esse post não é para ganhar cliente ( não que a gente negue, que isso, vamos conversar, já tem nosso cartão?) mas para que todos prestem a atenção na gravidade do assunto.

Um mês dedicado ao tema não é por acaso. Todos nós temos mãe, irmã, amiga, e quanto mais soubermos deste assunto, mais fácil poderá ser a descoberta, o tratamento e quem sabe, pare de matar tantas mulheres pelo mundo. Fique de olho nos sinais, vá sempre ao médico, se tiver mais de 35 anos, procure fazer regularmente sua mamografia. Sua saúde tem que estar acima de tudo. Afinal, sem saúde, não conseguimos cuidar de ninguém.

Caroline Carvalho, é mãe, Jornalista, especialista em comunicação empresarial e gestão pública, além de head de content marketing aqui na Foca!