Desde o início de dezembro o mundo vem acompanhando a escalada da incidência do Corona Vírus. A doença, que se manifestou primeiro na província de Wuhan, na China, venceu as barreiras geográficas e vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Infelizmente, mais veloz do que o vírus têm sido as notícias falsas a seu respeito. E isso pode potencializar os efeitos maléficos da doença, você sabia?

Nas últimas semanas, o que mais vimos foram mensagens, vídeos e imagens sendo compartilhadas com informações falsas e boatos sobre o Corona Vírus. E a viralização deste tipo de conteúdo acontece principalmente por conta da ansiedade das pessoas em relação a uma doença que tem se mostrado altamente contagiosa. Ou seja, no afã de ajudar, muitos acabam atrapalhando ao espalhar notícias que não correspondem à realidade. Foi o caso de um vídeo produzido por um “químico autodidata”, que obrigou o Conselho Federal de Química a vir a público para desmentir os seus “ensinamentos”.

Portanto, fica o alerta. Os mesmos cuidados que precisamos ter em relação às fake news de outras temáticas (política, vida de celebridades etc) são necessários em relação a o que compartilhar sobre o Corona Vírus. Observe a procedência das informações, dê preferência a conteúdos publicados por fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, a Fiocruz e demais órgãos ligados à pesquisa científica. Fique atento a vídeos sem fontes reconhecidamente ligadas à pesquisa ou à prática de atividades médicas, e não tenha vergonha de checar na internet o que você recebe pelos aplicativos de mensagens. É preferível perder tempo para ter certeza da qualidade do conteúdo do que ajudar a propagar o pânico por conta da ansiedade. Faça a sua parte!