top of page
Buscar
  • Foto do escritorStephane Frediman

Novidade do Instagram: ferramenta contra racismo, homofobia e discurso de ódio

A funcionalidade tem como objetivo responsabilizar usuários que publicarem conteúdos indevidos na plataforma

O Instagram está sempre em busca de tornar a rede social segura para todos os usuários e esse é o propósito dos novos recursos disponibilizados para combater o discurso de ódio, racismo, sexismo e homofobia na rede social. A nova função permite limitar comentários em postagens de maior alcance e solicitações de mensagem, para conter a propagação de ódio na plataforma.

A função tem como foco proteger pessoas públicas e criadores de conteúdo de assédio, sexismo, racismo e homofobia no direct e em comentários de publicações. De acordo com informações disponibilizadas pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, por meio do recurso ‘Limites’, as interações de seguidores antigos ganham destaque e prioridade, enquanto a ferramenta limita usuários que podem estar acessando uma conta apenas com o propósito de atingir o criador de conteúdo.

Contudo, o desenvolvimento da ferramenta levou em conta as solicitações de criadores que não querem desligar os comentários ou mensagens completamente, pois desejam ouvir a comunidade que os acompanha e construir relacionamentos diários com ela.

Entenda as ferramentas do Instagram para o combate ao ódio:

Motivado após a Eurocopa, quando jogadores foram vítimas de racismo no direct da rede social, após a partida final, o recurso ‘Limites’ permitirá o bloqueio de solicitações de mensagem e comentários de contas que não seguem o usuário ou começaram a seguir a pouco tempo.

O recurso do Instagram também passa a esconder um comentário assim que a ofensa é detectada pela ferramenta ‘palavras ocultas’, antes os comentários apenas eram ocultados após a repetição da infração. Agora para a solicitação ser ocultada, ela apenas precisa conter alguma das palavras selecionadas no filtro escolhido pelo usuário, assim que localizada ela será alocada em uma pasta que o criador de conteúdo tem a opção de nunca abrir. A atualização também permitirá, em breve, localizar e deletar esse tipo de mensagens em publicações.

Adam Mosseri afirmou ainda que as pesquisas para o desenvolvimento do recurso mostraram que grande parte da negatividade direcionada a figuras públicas vem de pessoas que não as seguem de fato, ou seguiram recentemente. “Vimos isso após a recente final do Euro 2020, que resultou em um aumento significativo, e inaceitável, nos abusos racistas contra os jogadores”, concluiu Mosseri. E aí, você acha que essa atualização tornará o Instagram mais seguro? Compartilhe sua opinião com a gente!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+

O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTQIA+ nos EUA e no mundo. Foi no ano de 1969, nos EUA, que uma das mais impo

bottom of page