Recém anunciada, a função permitirá utilizar o App em até quatro dispositivos sem haver necessidade de manter o celular conectado a internet

Com a promessa de trazer mais acessibilidade para o aplicativo, o WhatsApp está testando um novo recurso para a versão web, que permitirá acesso em até quatro dispositivos diferentes, independente da conexão do celular com a internet móvel. 

O smartphone será o principal dispositivo e poderá desconectar os acessos web a qualquer momento, porém para utilizar o WhatsApp Web, não haverá mais necessidade do telefone estar conectado a internet ou sequer estar com bateria suficiente. O objetivo da atualização é se aproximar da função disponibilizada no aplicativo concorrente, o Telegram

A versão beta já foi disponibilizada para um pequeno grupo de usuários e será multiplataforma, podendo ser acessada por até quatro computadores simultaneamente. A função faz com que o WhatsApp Web deixe de ser apenas um espelho do aplicativo do celular e ganhe independência. 

Não há previsão da liberação da função em massa, pois a versão beta foi disponibilizada inicialmente para testes e a depender da adaptabilidade dos usuários, serão feitos ajustes e mudanças na ferramenta para que ela funcione de maneira adequada.

O que muda no WhatsApp Web com a atualização?

No momento o WhatsApp Web tem a função de uma interface e o celular é o responsável por receber as mensagens, sendo o computador apenas um espelho, de modo que, ao ficar sem conexão com a internet móvel ou sem bateria, não se faz possível se manter conectado no aplicativo pelo PC.

Os testes da nova função mantém a necessidade de se conectar na versão do aplicativo para desktop por meio do QR Code, porém, a grande novidade é que será possível sincronizar as mensagens entre o celular e os computadores que estiverem previamente conectados, basta ativar a função multiplataforma diretamente nos dispositivos secundários. Assim o usuário poderá ter acesso ao WhatsApp Web mesmo se o telefone estiver inativo.

Ao ser anunciada oficialmente, a função despertou questionamentos entre os usuários sobre a atualização ser prejudicial à segurança do aplicativo, porém, para vincular o WhatsApp Web ao Desktop, será solicitada autenticação biométrica no smartphone, por meio de impressão digital ou reconhecimento facial. A medida tem como propósito impedir acessos indesejados, clonagens ou roubo de contas.

Além disso, será exibida uma lista, no momento da conexão, com todos os dispositivos que possuem cadastro e acesso ativo à conta. Caso o usuário deseje desconectar, trocar de celular ou suspeite de algum acesso indevido, ele poderá desativar o login de forma remota a qualquer momento, como na atual versão do aplicativo. 

E tem mais: se o WhatsApp permanecer inativo por mais de quatorze dias, o aplicativo de desconecta automaticamente dos dispositivos remotos! E aí, sentiu segurança e já tá ansioso pra ter acesso a atualização? Compartilha sua opinião com a gente!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *